O que é ser um líder?

Um pergunta pequena, mas com muitas respostas.


Mas somos sabedores que ser líder é ser um facilitador, ajudar, cooperar para o bem de um todo. Estar disposto a enfrentar desafios, ser a parte que estará mais em evidência à execução de tarefas.

Mas muitos confundem ainda, que líder é mandar, fazer acontecer através da execuçao à pratica dos integrantes da equipe. Ou seja, a antiga idéia do chefe, da gestão antiga, o velho ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo".

Por dois motivos que tais "profissionais" agem dessa forma. Primeiro, pelo fato de não acompanharem novos conceitos ou se reterem a mudanças. Segundo, são pessoas que tem todo o conhecimento e ferramentas de novos conceitos, mas não aplicam. Pelo simples motivo de se acharem que são bons demais para se envolverem em atividades onde terão que colocarem a mão na massa. Não conseguem aceitar o fato que, gerentes e todo o tipo de liderança devem estarem presentes nas execuções da tarefas empresarias. Nao digo fazendo o trabalho em si, mas sim um acompanhamento mais íntimo.

Quem conhece o sucesso sabe que ele não acontece por acaso, que o acaso não existe, e sim realizações de um trabalho que dão os seus frutos.

Acredito que ser líder, além de ser um facilitador, é ter as repostas certas para as horas certas, ou então, caso não as tenham, saber onde ir para obtê-las. E para isso é necessário saber sobre tudo quanto pode de tudo que acontece, não depender somente de relatórios ou informações de outro meios. Com certeza também, a equipe fica mais motivada, mais confiante e segura, quando um verdaderio líder estar em seu meio. Onde os problemas não necessitam passar por um hierarquia para serem resolvidos, tendo-os, uma solução mais eficaz em relação ao tempo e sobre o que há de fazer.


Alguns pontos fundamentais sobre liderança:


- um líder representa a alma do seu grupo - a maioria do grupo espelha-se no comportamento e no pensamento do líder, quando esse é validado;

- legitimidade - uma coisa é ser a autoridade máxima, outra é ter legitimidade no grupo. O grupo aceita passar por momentos difíceis, desafios, problemas e adversidades se o líder tiver legitimidade e souber estimulá-los a ir adiante. Importante salientar que a legitimidade é algo que se conquista ao longo do tempo;

- cumplicidade - existe uma espécie de pacto invisível de confiança. O líder deve trabalhar para inspirar a confiança das pessoas que estão ao seu lado, confiança semelhante a de um filho com seu pai;

- capacidade de assumir riscos calculados - o grupo assume riscos se percebe que tem o apoio da liderança e esconde a "sujeira debaixo do tapete" em caso contrário;

- as pessoas motivam-se por amor ou por ódio. Portanto, o líder tem a função de criar o clima em que quer trabalhar, se o clima for de estímulo à competição entre as pessoas no qual existam disputas ou ainda se o estímulo se der através da pressão, pode-se obter uma motivação pelo ódio, pela necessidade de provar que o líder esta errado.

Segundo Chopra a essência da liderança é a seguinte:

- ver e ouvir com os sentidos e com a alma;

- delegar poder;

- conhecer a si e aos seguidores;

- fazer;

- liberdade emocional e empatia para entender as necessidades das pessoas;

- assumir responsabilidade;

- sincronismo.

A liderança só será efetiva se tiver a capacidade de envolver, trabalhar as pessoas e com as pessoas, para isto tem que fazer com que elas se sintam necessárias, partes importante do processo. As pessoas envolvem-se mais facilmente se obtiverem reconhecimento do seu trabalho, se sentirem que são peças fundamentais da engrenagem, que fazem a empresa girar.


http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-ser-lider/33999/
http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/3712/o-que-e-ser-lider.html