O mundo contemporâneno admitiu certas modernidades a fim de minimizar o tempo ocorrido entre o emissor, a mensagem transmitida e seu receptor. Como exemplo podemos citar o e-mail, onde temos o emissor que é quem escreve a mensagem, a mensagem a ser transmitida de forma escritra e o receptor que receberá a mensagem.
Podemos perceber que o e-mail aparece como um facilitador, pois além de transmitir a mensagem de forma rápida, possuí um custo menor financeiramente falando pois utiliza-se da internet, diferentemente do telefone que gera um custo maior para empresa, inclusive para empresas em outros estados. É correto também dizer que há uma maior economia de tempo, pois os funcionários podem conversar entre si sem ter que se descolar.
Porém nem tudo é perfeito, a mensagem transmitida nem sempre codificada pelo receptor da forma como o emissor gostaria que a mesma fosse codificada, ou seja, pontos, exclamações, linguagem incorreta, podem transformar a mensagem em algo que o emissor não quis passar, impossibilitando assim seu entendimento e também a comunicação.
Para exemplificar traremos aqui um e-mail para o presidente da empresa, onde esclareceremos ao mesmo as intenções do marketing, para implementação da Intranet.
Caro Presidente,
Venho por meio dessa apresentar a solução para criação de uma Intranet em nossa empresa. A intranet é uma rede interna onde somente os nossos funcionários tem acesso. A maioria dos nossos computadores já está equipada para acesso à Internet e navegação na Web, com isso não se faz necessário investimentos em máquinas. Não precisamos também de investimentos em infraestrutura, pois o sistema necessário pode ser instalado facilmente em nossos servidores já existentes, não consumindo recursos adicionais. Abaixo, listo os principais benefícios que a intranet trará a nossa empresa:
- Compartilhamento de informações
A intranet servirá como um repositório de informações, onde cada funcionário poderá colaborar com informações, e com um simples software de Gestão de Conteúdos teremos informações valiosas que hoje estão localmente nas máquinas ou na cabeça dos funcionários.
- RH
A área de RH também pode utilizar a intranet para cadastro dos funcionários e suas documentações, onde cada funcionário terá seu acesso exclusivo para verificar seus pagamentos, solicitar reembolsos, etc. E com isso minimizaremos o tempo e facilitaremos os controles internos.
- Cultura
Um benefício intangível é o cultural, pode ser criado comunidades, fóruns de discussões e até chats entre os funcionários para troca de experiências e conhecimentos adquiridos.
- Financeiro
O grande diferencial desse projeto é trazer o ROI rapidamente, já que os investimentos são baixos e os benefícios já ocorrem no primeiro mês. Exemplificando, teremos significativa redução de custos com impressão e papel, pois muitas informações estarão na intranet, trafegando somente pela rede, sem a necessidade de papel. Otimizaremos também o tempo de nossos funcionários, que podem ser alocados para outras atividades.
Grata
My Ideal Restaurant
Há 7 anos