Cases de Sucesso

Aqui contaremos segredos de algumas empresas que colocaram planos motivacionais em prática e conseguiram obter sucesso !

1) Case Fiat

Palestras motivacionais, café da manhã com o presidente da empresa, eventos e ações de incentivo. Para muitas empresas, estas atividades fazem parte das estratégias de Endomarketing. O que estas companhias não sabem é que o Endomarketing não se resume a ações isoladas, de emergência, motivacionais e para ser usada apenas em momentos de dificuldades.




Motivação como estratégia!

Na Fiat, o Endomarketing faz parte da vida não só do funcionário, como de sua família também. A montadora oferece festas de debutantes para as filhas de seus colaboradores e festas de bodas para aniversários de casamento. Além disso, a empresa oferece test-drive aos funcionários. Afinal, o colaborador é o primeiro cliente da montadora. " É responsabilida das empresas responder às necessidades e estar preocupada com a qualidade devida de seus colaboradores", conta Tomanini.



Podemos observar que a motivação da Fiat em oferecer festas de debutantes e bodas para aniversário de casamento, estímula os colaboradores e satisfazem a necessidade de auto estima dos mesmos, se relacionarmos à pirâmide de Maslow.



http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=cfejvnfb4
 
2) Case Magazine Luíza

O Magazine Luíza,  retrata sua principais estratégias de Recursos Humanos nos seguintes aspectos: Descentralização de poder, programas de incentivo e reconhecimento, (28, viagens, outdoors) , planejamento estratégico com os cônjuges, encontrão, rito de comunhão e conselho de loja.


A empresa tinha como meta dobrar em faturamento dentro de 05 anos e crescer baseada em princípios, valores, missão, onde o ser humano era peça impotante. Hoje seu objetivo é continuar crescendo dentro do processo de expansão.

Um dos obstáculos importantes contornados foi a mudança de paradigmas para fazer com que as pessoas mudassem seus pensamentos . Enfrentou dificuldade por ser uma empresa que antecipava o futuro, como por exemplo, a forma da administração participativa e não mais centralizada, além do resgate do papel do vendedor, fato pelo qual teve de enfrentar por diversas vezes os sindicatos locais, pois Luiza Helena trasnformou o atendente do Magazine Luíza em um venvedor global, que não teria somente o papel de vender, mas também de acompanhar, cobrar e responder por diversos outros serviços .

https://www.magazineluiza.com.br/seguro/academico/index_academico.asp?id=37